LOS ANGELES, CALIFÓRNIA, A CIDADE DOS SONHOS QUE SE TORNOU UM PESADELO COM 60 000 PESSOAS A VIVEREM NAS RUAS.

Quando pensamos na Califórnia temos sempre esta imagem na mente certo?

Errado, infelizmente hoje em dia a realidade é completamente diferente.

O fascínio de visitar a California, nomeadamente Los Angeles e Hollywood, estará sempre presente naqueles que cresceram com a influência Americana nas suas vidas. A visualização do cinema e das sérias, e agora mais recentemente os reality shows vindos de Hollywood, fez-nos crescer ainda mais essa sensação de querer conhecer de perto esse lugar abastado, glamouroso, e mágico onde todas as estrelas que conhecemos da tv, vivem freneticamente as suas vidas fabulosas e agitadas. Mas a realidade não é bem assim. Na cidade apelidada de anjos, são de facto os demónios que a habitam.

Na cidade onde as irmãs Kardashian pagam por um hambúrguer e um batido mais de 200 dólares, existem aqueles que lutam por um lugar para dormir num passeio menos movimentado na área de Skid Row na baixa de Los Angeles. O cenário é desolador, com extensas avenidas, pontes, viadutos, túneis, tudo repleto de tendas de campismo com cores berrantes dando um novo significado á cidade dos sonhos. São estimados 60 000, aqueles que na Califórnia a terra dos sonhos, vivem nas ruas. É incrível o contraste e o fosso que separa toda aquela riqueza e estilo de vida de uns e a miséria no seu mais puro estado de outros.

Na zona da baixa de Los Angeles existem apenas 9 casas de banho portáteis disponíveis para cerca de 2500 pessoas. Muitas destas pessoas são presas pelas autoridades por dormirem na rua e terem as suas tendas montadas nos passeios, ação punível segundo as leis da Califórnia.

Existem relatos de que as autoridades locais pedem às igrejas e centros comunitários para deixarem de alimentar os sem abrigo para os encorajar a deixarem certas zonas do centro da cidade… as fezes e a urina humana acumulam-sem nas ruas, as seringas dos viciados, o lixo, os pertences de tantos pobres tudo ali concentrado num ambiente apenas conhecido os países mais pobres do terceiro mundo. A contrastar com tudo isto, passam os mais ricos por aqueles passeios e ruas imundas, cheias de desespero e sem perspectiva de futuro, passando nos seus automóveis e Suv’s luxuosos como se nada fosse, pois no seu mundo apenas a 15 minutos de distância nada disto é real. A 15 minutos de distância as irmãs Kardashian alheias a tudo isto ainda pagam 20 dólares por uma garrafa de água, ou 250 dólares por uma refeição, enquanto milhares se encontram na situação miserável que se vê.

E o governo? Esse governo que tanto se gaba orgulhosamente pelo mundo inteiro do seu país e do seu povo que tanto protege? Esse governo que tanto critica os problemas sociais de outras nações e no entanto na sua própria casa tem a pior das misérias… é essa a América que tanto idolatramos? É essa a nação dos bravos e das igualdades? O verdadeiro sentido e significado da palavra propaganda, descobri-o agora… e afinal é tão perigoso e desumano como toda esta situação…

Alexandre Nunes 2018.

Imagens com direitos de autor.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s